top of page

Prensa para Teste de Pelota

A Prensa Eletrônica de Bancada é um equipamento automático que realiza o ensaio de resistência à compressão em pelotas de minério de ferro. As pelotas são incialmente posicionadas no Alimentador Vibratório e transportadas individualmente ao local de ensaio, onde ocorre a compressão até a ruptura.

 

O número de pelotas a serem ensaiadas é pré-definida pelo operador, sendo os excessos descartados após o término do ensaio. Ao concluir um ensaio, os resultados do mesmo serão apresentados com valores medidos individualmente de cada pelota, além de estatísticas gerais. Também será gerado um relatório, que poderá ser impresso ou salvo eletronicamente pelo operador. O ensaio segue todos os procedimentos estabelecidos pela norma ISO 4700:2007.

 

As principais vantagens da Prensa Eletrônica de Bancada são sua maior precisão na aplicação da carga, posicionamento da pelota a ser prensada e medição de seu tamanho, além de dispensar ajustes rotineiros com o intuito de manter a aplicação de carga dentro do padrão exigido por norma. A maioria das prensas encontradas no mercado utilizam uma unidade hidráulica para a aplicação de carga. As válvulas de controle do fluxo de fluido desse sistema sofrem desgastes, sendo necessários ajustes rotineiros para que se tente manter a condição de aplicação de carga a velocidade constante.

 

A prensa robotizada vem para resolver esse problema pela mudança do sistema de aplicação de carga para sistema eletromecânico servo controlado. Além de garantir uma aplicação de carga à velocidade constante, a prensa robótica mede também o tamanho da pelota devido ao servo motor possuir um controle de posição pelos mesmos princípios do controle de velocidade. Outra inovação é o sistema de posicionamento da pelota a ser prensada feita agora por um cilindro pneumático sem parada intermediária, aumentando assim a precisão do ponto de parada na posição de prensagem, e a diminuindo o tempo de ensaio. 

Dados Técnicos:


Informações sobre o uso determinado
Material alimentado: Pelotas de minério de ferro
Granulometria: 10 a 12,5 mm

Dados básicos:
Peso total: 170 kg
Força máxima de prensagem: Limitada pela célula de carga modelo ALFA Z-2T

Sistema pneumático:
Tensão de alimentação das bobinas: 24V
Vazão máxima das válvulas: 500l/min

Atuador pneumático:
Diâmetro do êmbolo: 25mm
Curso do êmbolo: máx. 40mm

Unidade de acionamento:
Servomotor SEW CMP50M
Rotação nominal do motor: 3000rpm
Tensão: 230V
Toque total: 2,40 N.m
Redução total: 10,00
Acessório: Movidrive

servo_prensa_1.jpg
bottom of page