top of page
Buscar

Você sabe o que é pelotização? Minério de Ferro?

  • Foto do escritor: Gabriel Scopel
    Gabriel Scopel
  • 13 de out. de 2022
  • 2 min de leitura


Pelotização... a palavra pode parecer complicada mas, seu significado é bem simples. E sua função muito importante. Afinal, é graças as pelotas de minério de ferro que existem pontes, carros, aviões, bicicletas, eletrodomésticos e grande parte dos produtos que utilizamos em nosso dia a dia. Esse objetos são todos feitos de aço produzido nas siderúrgicas. Para a sua obtenção, uma importante matéria-prima utilizada é a pelota, cuja transformação, a partir de frações ultrafinas de minério de ferro, se dão nas usinas de pelotização.


O processo surgiu em meados do século XX, sendo desenvolvido na Suécia e Alemanha. Como já dito, as pelotas são usadas na fabricação do aço, o que funciona por meio da circulação do ar: as pelotas proporcionam espaço dentro da carga do alto forno em função de sua esfericidade com resistência suficiente através do processamento térmico em fornos de pelotização, para não serem esmagadas e obstruir o alto-forno.


Nos altos-fornos, resumidamente, ocorre fusão e redução do ferro, que passa da forma de óxido à forma metálica. Neste tipo de equipamento, toda a carga de óxido de ferro, agentes redutores e combustíveis são adicionadas anteriormente ao acendimento do forno. No carregamento do forno faz-se uma pilha de material no interior do mesmo, chegando a alturas de 30 metros em alguns casos. Devido a essas características do processo, são necessárias ao material alimentado algumas propriedades.


Como o alto-forno é abastecido antes do início da combustão, são necessários meios de entrada e circulação de ar e gases de combustão, em todas as regiões da carga. Por esse motivo, é imprescindível que as partículas, seja de combustível ou minério de ferro, tenham dimensões grandes o suficiente para que remanesçam lacunas entre elas. Pela mesma razão, é preciso que estes materiais tenham resistência mecânica suficiente para suportar o próprio peso da carga do forno, para que não haja esmagamento e consequente obstrução do alto-forno, daí a necessidade de pelotização, em se tratando de frações finas de minério.


Além destes objetivos principais, a produção de pelotas também permite adição de maior valor agregado ao produto, sendo possível acrescentar na própria pelota agentes redutores do ferro como carvão mineral.


As usinas de pelotização, necessitam de equipamentos para controle e testes dessas pelotas de minério de ferro, sendo assim, a ControlVix pensando em aumentar a performance na indústria, produz máquinas de alta tecnologia e qualidade para os laboratórios de testes de pelotas de minério de ferro. Para que assim, a qualidade do lote de pelotas produzidas possa ter excelentes indicadores de qualidade para a eventual produção do aço.

 
 
 
Control Vix FINAL2.png

CONTROL-VIX CONTROLE E AUTOMAÇÃO LTDA

Tel: (27) 98829-6237

Rua Olympio Rodrigues Passos, 116

Vitória - ES - CEP: 29072-290

bottom of page